segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Natal

Esse Natal foi muito diferente em vários aspectos. Não é a mesma coisa passar longe da família e longe dos seus costumes. Acho que é a época que deixa a gente mais sensível por estar distante. Pelo menos foi o que eu senti. Mas considero isso tudo normal, primeiro ano deve ser assim mesmo. 

Por sorte nossa amiga Brasileira nos acolheu e passamos o Natal com a família do marido dela, todos libaneses. Foi bem divertido. Achei que seria muito diferente, mas me enganei. 

Eles reunem toda a família, tanto o lado materno quanto o paterno. Eu bem sei que com algumas familias no Brasil isso nunca funcionaria sem brigas, e aqui estavam todos em harmonia.

Quando deu umas 10 horas, 5 pessoas se vestiram de papai noel, fizeram a maior bagunça no prédio com sinos e cantando musicas de Natal, depois distribuíram os presentes que estavam de baixo da árvore e enfim a comida. Um monte de pratos típicos libaneses, que estava muito bom! De sobremesa haviam dois doces: um que representava nascimento de Cristo (eles fazem esse doce toda vez que nasce um homem na família) e o outro é também uma tradição, porém, Francesa e que ninguém soube me explicar o verdadeiro sentido. É mais ou menos um bolo, em formato de madeira com decoração natalina.  Depois de comer, alguns vão para a igreja, outros vão encontrar amigos e o resto volta pra casa. 






Aqui eles são muito animados, o Natal foi bem divertido. Ficamos muito felizes por participar.

Porém foi um Natal diferente, não pareceu um Natal, não sei explicar, não teve aquela expectativa. Li isso no blog de um amigo e concordo. Foi diferente, as vezes fico pensando... e nem pareceu que foi Natal. 

Talvez porque no Brasil, em Outubro tudo já está iluminado e lindamente enfeitado, em Novembro na avenida Paulista já está um caus para ver os enfeites nos Bancos, que sempre são perfeitos e te mostra toda aquela magia do Natal. Porque estou dizendo isso? Talvez porque fui para a Espanha no começo de Dezembro e ainda não tinha nada enfeitado. Depois do início de Dezembro que começaram a colocar umas luzes nas ruas e umas árvores. Talvez seja tudo isso, toda essa mudança, sei lá! Talvez colocando enfeites antes teria aquela expectativa maior, ou talvez mesmo com tudo exagerado como no Brasil, ainda faltasse um algo mais.

Quem sabe...

Nenhum comentário: