terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Vestimenta no Líbano

Todos os dias alguém me pergunta se eu uso burca ou perguntam como as pessoas se vestem . Outros fazem piadinhas dizendo que tenho que usar lenço e cobrir tudo e blá blá blá.

Vamos esclarecer as coisas. Não, aqui ninguém usa burca. As vezes andando em alguns shoppings você encontra mulheres com burca mas não são daqui, provavelmente vem da Arábia Saudita ou algum lugar mais extremo. 

Algumas muçulmanas usam lenço na cabeça e uma roupa mais comprida. Mesmo assim as roupas são bem normais (algumas nem lenço utilizam). Não sei bem ao certo a regra, mas me disseram que algumas mulheres fazem voto de "pureza" e optam por usar o lenço tampando o cabelo, o que significa que ela não toca em homens. Algumas viúvas e meninas virgens fazem isso para mostrar pra sociedade que são puras.

Sim, isso existe. Aqui eles se preocupam muito com a imagem. 

As mulheres em geral são muito vaidosas. Sempre saem de casa com bastante maquiagem e só vestem roupa de marca. Em comparação com os preços do Brasil, aqui é bem mais barato, mesmo assim, não é todo dia que a gente vai comprar uma calça da Armani (Eu particularmente não tenho coragem de gastar tanto dinheiro num pedaço de jeans).

Nas minhas aulas de inglês eu notava que algumas meninas nunca repetiam roupas. Elas vão pra escola, mercado ou shopping com roupa de balada. É normal agora que está inverno ver garotas na universidade de vestido justo, meia calça e bota de salto alto. 

Os homens são todos padronizados também. Usam bastante camisa pólo com jeans e sapatênis ou um sapato mais social. Nada de calças largonas caindo e mostrando a cueca, que vamos falar a verdade, é muito desagradável! No verão quase não via homem de bermudão. Se usam bermuda é jeans ou algo mais bonito. Nada daquelas bermudas coloridas de surfista. 

Enfim... Aqui é livre, você se veste como achar melhor. Agora se você sair todo largado na rua e de chinelo o máximo que vai acontecer é que todos na rua vão parar e te olhar como se você fosse um monstro. 

Eu fiz isso, e não foi legal!




Nenhum comentário: