domingo, 30 de janeiro de 2011

Comunicação no Líbano


O mais importante pra entender  língua Árabe no início é ser bom de adivinhação ou em mímica. Isso ajuda muito!

Você precisa de mais de três meses pra começar a entender umas palavras em árabe. É bem difícil, principalmente por causa da pronúncia complicada. Quando eles conversam entre si, sempre acho que estão brigando pelo tom agressivo e as palavras escarradas mas geralmente nunca estão, é apenas costume. A maneira de pronunciar de início assusta um pouco, mas com o tempo você acostuma.

Mais difícil que entender é falar. Ok, você com o tempo acaba pegando umas palavras bem básicas de tanto escutar. Quando eu pensei que sabia algumas coisas e fui falar com um Libanês e ele deu risada porque não consigo alcançar o tom escarrado de jeito algum, mas sempre tento falar o que aprendo. Pra gente de fora é realmente muito difícil. Pra mim, entender é mais fácil do que tentar falar (acho que pra grande maioria).

Você deve estar se perguntando: ué, mas a maioria não fala inglês? 
Inglês na verdade é a terceira língua utilizada aqui (Árabe primeira e Francês é a segunda, como já foi dito em posts anteriores). É claro que em pontos turísticos, restaurantes e lugares mais visitados você não tem dificuldade. Porém em padarias, mercados e afins complica um pouco. Nesses lugares gerente e pessoas que trabalham no caixa falam inglês, ou pelo menos deveriam. O engraçado é que em todos os lugares as pessoas falam comigo em árabe com certeza que entendo tudo, mesmo depois de explicar que não falo!

Um exemplo é uma moça da padaria que sempre me atende. Eu faço o pedido em inglês e ela me responde em árabe. Eu explico que não entendo e ela mesmo assim continua falando como se eu entendesse, e o pior, eu sei que ela fala Inglês. Geralmente nesses casos (que sempre acontecem comigo) eu respondo por adivinhação. Está funcionando por enquanto. 

Tento utilizar algumas palavras que aprendi mas nem sempre é suficiente. Por isso a mímica tem me ajudado bastante.

O mais legal é que quando eu consigo falar certo, eles ficam todos felizes, com orgulho que estamos tentando aprender a língua deles. Tem sido uma experiência diferente confesso, mas é única e vai ficar guardada.


Nenhum comentário: