segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Tradição francesa: Bûche de Noel

Segue o verdadeiro significado do bolo em formato de tronco:

No solstício, festa que marcava o ponto alto do inverno francês, fazia-se fogueiras para homenagear o "Deus Thor". Quando o Papa Júlio I determinou o dia 25 de Dezembro como o dia do nascimento de Cristo "Natal", a tradição francesa da fogueira foi substituída pela queima de um belo tronco de uma árvore chamada "bois Blanc", que tinha uma tora perfumada com óleo, sal e vinho cozido. Abençoada por rezas, era ela que aquecia a noite de Natal.

Com o desaparecimento das grandes lareiras, que foram substituídas por um tipo de fogão de ferro fundido, passou-se a usar o tronco apenas como decoração da mesa da ceia natalina, só que agora acompanhado de velas. Acreditava-se que a fumaça exalada do tronco assim como suas cinzas traziam saúde, por suas características medicinais.

No século XIX, um chef de confeitaria francês resolveu criar uma produção culinária em forma de tronco e decorada com motivos natalinos, que se tornou tradição rapidamente e hoje é muito apreciada na época do nascimento de Cristo. O referido Bûche (tronco) de Noel é feito com pão de ló, tem recheios variados, sendo incluído o chocolate entre outros.



   Fotos dos Bûches que tinham na festa de Natal aqui no Líbano:

    Bûche de Noel de confeitaria

    Bûche de Noel caseiro.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei do bolo Re!
Ainda mais que vai chocolate!!
Humm tudo de bom.
Rapaizzz deu fome agora! :-)