quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Abu Dhabi

Tivemos um probleminha com visto e mandaram o Thiago para trabalhar num cliente em Abu Dhabi enquanto resolviam os problemas do visto. primeiramente a gente ficaria três dias num hotel e voltaria na segunda-feira. Para aproveitar o final de semana combinamos de visitar Cypros, uma ilha muito perto do Líbano que dizem que é um lugar lindo para conhecer.

Fiz mala pra ficar três dias... e como está um calor razoável, nem levei muita roupa. Apenas o suficiente para ficar três dias, e umas roupas de praia caso a gente realmente fosse pra Cypros. 

Abu Dhabi fica nos Emirados Árabes, é o lugar mais quente que já conheci... Quando visitei Singapura, todo mundo dizia que lá não era apenas quente, era muito, muito quente. Depois de conhecer Abu Dhabi eu tenho certeza em afirmar que Singapura é fresquinho perto desse forno!

Não é exagero, vou citar um exemplo: Sabe quando você está de óculos e abre uma panela que está no fogo e seu óculos embaça inteiro instantaneamente? É assim que fica quando você sai nas ruas de Abu Dhabi, a verdadeira sensação é de estar dentro de uma sauna. Nem precisa sair do lugar pra suar muito, nem precisa se mover, basta ficar parado do lado de fora e aguardar um minuto e começar a derreter. E pra completar, país muçulmano em pleno Ramadã, todos os lugares tinham avisos para mulheres se vestirem adequadamente com ombros e tornozelos cobertos, ou seja, você quase morre de tanto calor e nem sequer pode colocar uma bermudinha pra sair no bafao quente.

A temperatura lá estava em 40/ 45 graus. teve um dia que eu queria ir em uma farmácia e perguntei para a recepcionista onde poderia encontrar uma, ela me explicou que em dez minutos andando eu encontraria, mas que estava muito quente lá fora, era melhor eu esperar o sol ir embora. Porque eu não escutei??? Saí naquele bafo quente toda feliz, de calça jeans... cheguei suando na farmácia e ela estava fechada, andei mais um pouco encontrei outra fechada, sei que andei por aproximadamente 20 minutos, encontrei 5 farmácias, todas fechadas. Se eu soubesse que nem farmácia abria por causa do Ramadã nem tinha saído na rua, voltei pro hotel vermelha de tanto calor que eu tinha.. roupa encharcada e a recepcionista sorridente ainda disse, eu avisei que estava muito quente... pois eh... deveria ter escutado.

Bom.. Ramadã, não sei se vocês se lembram mas escrevi em um dos posts que no Ramadã os muçulmanos não podem comer durante a luz do dia, mas que no Líbano era tranquilo, quem não segue não precisa se preocupar com isso. Já em Abu Dhabi tomamos um susto. Em época de Ramadã nada abre até as 18:30, apenas algumas lojinhas de roupas, mas nem todas, tudo o que for relacionado a comida não pode abrir durante o dia, se você for pego comendo algo na rua ou mesmo bebendo água vc vai preso, não me pergunte por quanto tempo, nem quero saber, fiquei tão horrorizada que nem me liguei em perguntar tudo certinho. O jeito era comer a comidinha ruim e cara do hotel e esperar até a noite para passear. 

Tirando isso, Abu Dhabi tem diversas atrações, é um lugar bem agradável, com lindos prédios, é uma cidade bem moderna. Quase não se vê nativos por lá trabalhando, tem bastante Philipinos, encontramos gente de tudo quanto é lugar, nunca pensei que eu fosse encontrar uma pessoa do Uzbequistão e encontrei. 

Quando me dava a doida de sair na rua no calorão, sempre via as ninjas (muçulmanas de burca preta) comprando um monte de roupas. Eu ficava desesperada de ver elas com o trapo preto naquele calor, é uma judiação!  Eu no lugar delas faria o mesmo, não pode fazer nada, não pode comer e ainda ter que usar aquele trapo preto naquele calor infernal, nada melhor que gastar dinheiro com roupas caras que ninguém vê, nada mais justo.  Ainda não tive oportunidade de vê-las comendo. Ainda não decifrei esse mistério, elas não deixam nem os olhos de fora e não podem tirar o pano pra comer.. como será que elas fazem?



Ruas de Abu Dhabi








Nenhum comentário: