sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Paixão por Brasileiros



Aqui quando uma pessoa diz que é Brasileira, você tem que perguntar se ela realmente nasceu no Brasil. huahauaha... Estranho neh? Também achei no começo. 

Porque estou dizendo isso? Eu e Thiago passamos por situações engraçadas aqui, de dizer que somos Brasileiros pra uma pessoa que vive aqui e ela responder: - Também sou! - Como assim também é? Nisso você tem que explicar que realmente nasceu no Brasil pra eles entenderem. 

Um taxista me explicou que as pessoas aqui que gostam do Brasil simplesmente se acham Brasileiros, e é sempre a mesma história: Apaixonados por futebol e Carnaval. 

Esses dias peguei um táxi e o motorista ao descobrir que eu era Brasileira, ficou todo entusiasmado e começou a falar português comigo (um portunhol talvez). Disse que era Brasileiro também, que amava o Brasil, Carnaval, Balada, festa e futebol lá.. disse que era Gaúcho, Inclusive era completamente maluco (acho que é padrão pra motorista de táxi aqui, rss). Mostrei o endereço do meu curso de Inglês e ele me levou pra loja da irmã dele. Uma loja de roupa esportiva feminina chamada: BRAZILONE. Me apresentou a ela, me deu cartão com telefone e disse que quer me apresentar para os amigos, pq Brasileiro aqui é amigo... E Eu preocupada com o horário, totalmente atrasada, pedindo pra ele me levar e ele dizia que não tinha problema... que não precisava ir correndo... que estava com um amigo. Enfim, no caminho descobri que ele não era Brasileiro, mas morou com a irmã em Santa Catarina por um tempo e se consideram Brasileiros. Outros nem nunca foram e também se consideram, simplesmente porque gostam. 

Na volta do curso o outro taxista, totalmente Libanês me disse que é bem normal isso, que muita gente aqui ama o Brasil, tem muito Libanês no Brasil assim como existem muitos Brasileiros aqui. E sempre ficam muito felizes quando descobrem de onde viemos..

Apesar do Lugar aqui não ser a oitava maravilha do mundo, eles fazem com que a gente se sinta em casa, e é muito bom ser acolhida num lugar tão diferente pelo simples fato de ser Brasileira. Duvido que seja assim em outros lugares. 






terça-feira, 17 de agosto de 2010

Feliz Ramadan

Semana passada soltaram fogos para anunciar o início de um feriado Muçulmano chamado de Ramadan (ou Ramadã)


O Ramadan é um feriado realizado no nono mês do calendário muçulmano. Acredita-se que no mês do Ramadan o Alcorão sagrado foi enviado do céu como uma orientação aos homens e como um meio de sua salvação. É durante este mês que os muçulmanos jejuam. O Ramadan é um período quando os muçulmanos se concentram na sua fé e gastam menos tempo nas suas preocupações cotidianas. É um período de adoração e contemplação. 


Durante o jejum do Ramadan várias restrições rígidas são feitas nas vidas dos muçulmanos. Não é permitido comer ou beber durante as horas que se tem luz do dia. Fumar e manter relações sexuais também são proibidas durante o jejum. Ao término de cada dia o jejum é finalizado com uma oração e uma refeição chamada "iftar". Na noite que segue ao iftar é habitual que os muçulmanos saiam com a família para visitar amigos e familiares. O jejum é retomado na manhã seguinte. 


De acordo com o Alcorão sagrado: A pessoa pode comer e beber a qualquer hora durante a noite "até que ela possa distinguir uma linha branca de uma linha preta pela luz do dia: e então ela deve manter o jejum até noite". 

O bem feito pelo jejum pode ser destruído através das situações: contar uma mentira, calunia, denunciar uma pessoa pelas costas, um falso juramento, ganância ou cobiça. Geralmente estas coisas são consideradas ofensivas, mas é muito mais ofensivo durante o jejum do Ramadan. Neste período, é comum aos muçulmanos irem à Mesquita e passar várias horas rezando e estudando o Alcorão. Além das cinco orações diárias, os muçulmanos recitam uma oração especial chamada a oração de Taraweeh (Oração Noturna). A duração desta oração é de 2 a 3 vezes maior que as orações diárias. Alguns muçulmanos passam a noite inteira em oração. 


Na noite do 27º dia do mês, os muçulmanos celebram o Laylat-al-Qadr (a Noite do Poder). Acredita-se que nesta noite Maomé recebeu a revelação do Alcorão sagrado. E de acordo com o Alcorão, neste dia Deus determina o curso do mundo durante o ano seguinte. 

Quando o jejum termina (no primeiro dia do mês de Shawwal), um feriado chamado Id-al-Fitr (o Banquete do Termino do Jejum) é celebrado durante três dias. Presentes são trocados. Amigos e familiares rezam em congregação e fazem banquetes. Em algumas cidades festividades são feitas para celebrar o fim do jejum do Ramadan.




sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Khalas

É impressionante como eles falam Khalas aqui.

A pronúncia é "Ralas". O som do R é quase da maneira que carioca fala, porém é como se estivesse escarrando.  

É normal no término de uma discussão... Enfatizando que é para terminar a conversa, nesse caso sempre escutei eles repetindo isso umas três vezes e sempre meio que gritado. Ou simplesmente no final de uma frase concordando com algo.

Khalas (forma original: خلص) significa suficiente, stop ou fim. É popularmente usado numa frase semelhante ao inglês "All right - then". (Beleza, então! / Tudo bem, então!).



quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Tirando a má Impressão

Na terça-feira o Thiago e o Amigo dele me levaram numa academia, pra sair um pouco de casa e fazer uma aula grátis.

A Academia é muito legal, tem tudo e mais um pouco.. achei até sauna no vestiário.
Nas esteiras tem uma tv de touchscreen q vc pode colocar o tempo desejado, depois ligar tv ou rádio e até ventilação, achei incrível!

Depois fomos num lugar bem bacana para comer, e ele me mostrou muita coisa legal aqui, me explicou de coisas que estavam me dando um pouco de medo, me mostrou uma área bem legal... a parte das baladas, restaurantes, Mc Donaldo, Burguer King, a praia.. E mostrou que perto de casa tem uns lugares bem legais.. inclusive uma padaria grande.. que eu posso ir a pé.

Vi bastante coisas legais, ele até me explicou o motivo de tantos guardas nas ruas... isso explico com mais calma depois pra não escrever besteira.

Aos poucos estamos conhecendo as coisas e vendo que não era nada daquilo que eu imaginava. Só que tivemos um baita azar no primeiro dia de boas vindas.

Nos passaram contatos de taxistas que falam inglês, de cursos pra mim e de passeios.. Inclusive sábado e domingo temos passeio marcado!

Minha visão daqui depois desse passeio rápido após o jantar melhorou em 200%. Até dormi melhor de noite.. agora é só ir se acostumando com a cultura do lugar e ter coisas para fazer durante a semana pra distrair.

Forças Armadas

No dia seguinte dos inúmeros ocorridos, resolvemos perguntar antes de sair.. rss

Nos indicaram um super mercado de verdade e conseguimos ajeitar melhor nossa casa.

Uma coisa a meu ver bastante curiosa, é que nas ruas é comum ver tanques de guerra e soldados das forças armadas com metralhadoras nas mãos, (fiquei sabendo hj que são policiais normais, então fico aqui pensando: como serão os caras das forças armadas, então?).

Eu achei meio assustador.. imagina, você está passeando numa boa na rua e do nada passa um tanque de guerra.. é desesperador! E também é super normal ver uns com a roupinha camuflada e de arma barra pesada na mão em todos os lugares, sem contar nos coletes que parecem ter bombas dentro.

Eu até concluí que meu pensamento do segundo post estava correto, realmente estou no meio da Guerra!!!

Foto da janela do trabalho do Thiago, se olhar bem na parte inferior vc verá um tanque de guerra, dentro do prédio tem uns estacionados e nas ruas tem dois caminhões. Sinistro.



Ainda vou tirar umas fotos dos caras com as metralhadoras, mas confesso que tive medo de chegar perto deles. rss

Primeira Impressão

O que todo mundo pensa quando se fala em Líbano??

Eu imaginava que era bem no meio da guerra... no deserto e tudo muito feio.

No primeiro dia, a vista do avião me deixou um pouco empolgada porque vi um mar azulzinho bem bonito... até então tudo certo. Quando pousamos, que vi realmente onde estava me enfiando, pensei: - Ferrou!

Mas inicialmente não posso julgar sem conhecer e decidi tirar minhas próprias impressões no caminho até a nossa nova casa.

Saímos do aeroporto, um calor desgranhento e logo de cara um rapaz nos abordou pra levar pro táxi, pegou nossas bagagens e saiu em direção a rua, nisso veio um senhor gritando em Árabe, tentando tomar as malas da mão do outro rapaz. Eu fiquei boquiaberta vendo eles brigando daquela maneira e sacudindo minhas malas.. rsss. Dava pra entender que um furou a fila do outro e foi a maior confusão até chegar no carro certo.

O Thiago (meu marido) mostrou o endereço e o cara fez que sabia onde era... e ficamos rindo sem parar do ocorrido no aeroporto.

Segundo susto: eles dirigem que nem doidos, não sabem dar seta, apenas buzinam sem parar, buzinam pra tudo, param em qquer lugar, entram em rua de uma mão só e nem se dão o trabalho de olhar, apenas buzinam. O Taxista que não falava inglês nos deu um doce gostoso pra experimentar, acho q ele estava tentando não mostrar que estava perdido, viu uma moça na rua e pediu pra ela entrar. Ela entrou no táxi e pediu o endereço e disse q o cara estava perdido e que ela não sabia como chegar no local. Passamos por cada lugar feio, que começou a me dar desespero. Perguntaram nas ruas e enfim chegamos no destino.

Enquanto fui pegar a chave do apartamento na portaria escutei a mulher falando: - Ele está tentando te roubar, não sei o que eu faço! E o Thiago tentando convencer o cara que ele não tinha o valor q ele estava pedindo. Nisso os rapazes do prédio desesperados com as malas querendo subir. A moça fez o taxista aceitar a grana q o Thiago estava dando e falou umas três vezes seguidas: Khalas, Khalas, Khalas. Que significa Chega em Árabe.

Depois de guardar as coisas no apartamento, e morrendo de fome, pedimos um táxi pra ir pra um shopping. Até então tudo certo. Comemos, passeamos um pouco e depois pegamos um taxi na rua, e pedimos para nos deixar num super mercado grande, como carrefour ou wall mart (pq em casa não tinha nada). O cara bem irritado começou a resmungar em Árabe algo que dava pra entender como: - Não falam Árabe, não falam Árabe, qual super mercado? tem tantos.. como vou saber qual, eu não sei qual, não falam Árabe! como pode! Aí saímos do táxi.. hauhauah e pegamos um bom samaritano que falava inglês e disse que conhecia um super mercado grande bem legal. Quando ele parou o Thiago disse: - Isso é um super mercado grande? e o cara disse, pra mim eh!

Era tipo um mercadinho de bairro q tem as coisas mais carinhas e mais necessárias.. compramos umas coisinhas e voltamos pro apartamento frustrados! Como vou me virar aqui se Ninguém ao menos fala Inglês??

Pra finalizar o dia com chave de OURO, o ar condicionado central da casa, que fica na sala, não estava funcionando. Pedimos um "help"na portaria e subiu um cara que só falava o que? Exato.. Árabe... e a gente fazendo várias mímicas pra dizer o que estava acontecendo e ele não conseguia explicar.. tivemos que descer e pedir pro porteiro nos ajudar. E ele explicou que o gas não estava funcionando e que no dia seguinte o cara da manutenção viria resolver. Isso no sábado, o cara só veio na segunda de noite. Nem tinha como ficar na sala de tão quente que era.

Tentando arrumar as coisas do nada acaba a energia! que legal, era tudo o que precisava pro dia ser maravilhoso! Aí o rapaz explicou que todos os dias, isso mesmo, todos os dias tem um racionamento de energia que dura três horas mas nada garante que todos os dias acabe a energia no mesmo horário. Eles até ligam a energia se vc pedir, mas vc não pode ligar máquina de lavar, ar condicionado e nem nada senão cai.

Eu diria que foi a experiência de primeiro dia mais BATUTA que já tive.. huahauhauaha

Será que piora?

Conclusão:  meu pensamento inicial nem estava tão errado assim... hauhauahauha

Eu diria que eu fiquei bemm assustada no primeiro dia! Isso tudo num lindo Sábado ensolarado!

A noite, conversando com o Thiago eu falava assim: - Amor, será que eu aguento mais que uma semana? e ele dava risada, meio desperado, não querendo me desanimar mais. rsss




foto da vista do avião - Chegado no Líbanno








Praia no Líbano






Aeroporto








Vista da varanda de casa




Primeiro Post

Vou fazer um resumo sobre o Líbano.


O Líbano está localizado na costa oriental do Mar Mediterrâneo, que Abrange 10,452 km quadrados. Líbano faz fronteira ao norte e a leste com a Síria e com o sul da Palestina. 

Sua população é estimada em 4 milhões de habitantes. 
Existem 18 diferentes seitas religiosas, sendo o maior deles Xiitas, Sunitas (muçulmanos) e Maronites (Cristãos). 

O Árabe é o idioma oficial. O francês é amplamente utilizado (até mesmo nas placas de trânsito) e mesmo quem não fala entende (vide motoristas de táxi). O inglês é a terceira língua, falada em sua maioria nos negócios e comummente com pessoas mais jovens

O Líbano tem clima mediterrâneo com 300 dias de sol por ano. No verão, a temperatura pode chegar a 40 graus no Vale do Bekaa e aproximadamente 30 graus no Litoral. 

Essa foi só uma pequena introdução.. depois posto mais coisas.